leitura











O projecto Novas Oportunidades a Ler+, do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Agência Nacional para a Qualificação, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destina-se a apoiar o desenvolvimento do gosto pela leitura junto do público adulto dos Centros Novas Oportunidades. O objectivo desta iniciativa consiste em consolidar o trabalho que tem vindo a ser feito pelos Centros Novas Oportunidades com os adultos que os frequentam, para que estes aprofundem o seu gosto pela leitura e descubram o prazer de ler. O processo pode ser realizado de diversas formas e em diferentes contextos, ao longo do período em que os adultos desenvolvem o seu trabalho junto dos Centros Novas Oportunidades.

Estes centros são convidados a explorar os momentos e as actividades mais convenientes para a promoção de hábitos de leitura, de acordo com um conjunto de linhas orientadoras, que visam o aprofundamento de:

* Ambientes de leitura nos Centros de Novas Oportunidades, através da divulgação e da disponibilização de livros, revistas, jornais e listas de páginas na Internet;

* Dinâmicas e percursos pessoais de leitura, investindo, nomeadamente, na partilha do livro preferido pelos adultos, na leitura de obras ou de autores sobre os quais nunca leram nada mas já ouviram falar, ou na criação e no enriquecimento de blogues sobre livros e leitura;

* Práticas que suscitem um acesso regular a bibliotecas e ao uso dos seus recursos, em articulação com a RBE e com as bibliotecas públicas.

A concretização destas linhas orientadoras passa pela promoção de actividades, como, por exemplo, a leitura em família, estimulando-se os adultos a lerem com as crianças do seu círculo familiar e de amigos, bem como a leitura livre, incentivando a leitura acerca dos assuntos que mais lhes interessam. A ida frequente a bibliotecas e a utilização de documentos e de materiais aí existentes, recorrendo designadamente às tecnologias da informação e da comunicação (TIC), assim como a participação em comunidades de leitores, são outras das estratégias para se desenvolver o gosto pela leitura. A dinamização das actividades de promoção da leitura é da responsabilidade dos elementos das equipas técnico-pedagógicas dos Centros de Novas Oportunidades, em articulação com os responsáveis pelas bibliotecas, nomeadamente, as bibliotecas escolares. Para mais informações consulte o site:

http://www.min-edu.pt/np3/4247.html

{backbutton}